PICTUREDESK EDITOR

Tilt-Shift na Folha de S.Paulo

Posted in Photojournalism by picturedesk on 02/02/2009

Apesar de já ter acontecido há alguns dias, não posso deixar passar em branco o presente que a “Folha de S.Paulo” deu ao seu leitores na segunda-feira, 26/01/2009.

Para homenagear a cidade de São Paulo nos seus 455 anos, cerca de 5 mil ciclistas se reuniram para um passeio pelas da cidade na manhã de domingo. E para presentear o leitor, a jornal publicou na primeira pagina uma bela foto do repórter-fotográfico Caio Guatelli feita com uma lente Tilt-Shif - recurso conhecido mas pouco utilizado no jornalismo nacional.

Ciclistas pedalam pela marginal Pinheiros em passeio de dez quilômetros que reuniu cerca de 5.000 pessoas, num dos eventos de comemoração dos 455 anos de São Paulo. © Caio Guatelli

Ciclistas pedalam pela marginal Pinheiros em passeio de dez quilômetros que reuniu cerca de 5.000 pessoas, num dos eventos de comemoração dos 455 anos de São Paulo. © Caio Guatelli

O resultado foi uma capa no mínimo inusitada, em que os ciclistas parecem bonecos , o que provoca a curiosidade do leitor. E é para isto que serve a fotografia no jornalismo. Para provocar, despertar uma emoção. E, é claro, vender o jornal.

Reprodução da primeira página do jornal “Folha de S.Paulo”, em 26 de janeiro de 2009.

Reprodução da primeira página do jornal “Folha de S.Paulo”, em 26 de janeiro de 2009.

Um dos melhores exemplos do uso das lentes Tilt-Shift que temos no Brasil é o ensaio carioca do fotógrafo Claudio Edinger, que resultou no livro “Rio” (DBA, 2003).

A Tilt-Shift, tradicionalmente utilizada em foto de arquitetura para corrigir  perpectivas, é uma das lentes preferidas de Vincent Laforet, um dos maiores fotógrafos e dos melhores blogueiros da atualidade (conheça aqui o seu trabalho). Ele cobriu os jogos Olímpicos de Pequim para a revista Newsweek e utilizou a   TS-E 45mm f/2.8 Canon na prova mais nobre do atletismo: a final dos 100m que foi vencida pelo jamaicano Usain Bolt.

© Vincent Laforet

© Vincent Laforet

 

Canon TS-E 45mm f/2.8 Tilt-Shift Lens

Canon TS-E 45mm f/2.8 Tilt-Shift Lens

 É bom ver no jornalismo brasileiro uma edição mais ousada como a da “Folha de S.Paulo”. E imagino que pode não ter sido fácil para o editor Toni Pires convencer a secretaria de redação de que esta foto estranha e  parcialmente sem foco do Caio Guatelli deixaria o jornal mais bonito  no dia seguinte. 

Para saber mais a respeito do trabalho do autor da foto e da utilização deste tipo de lente, leia aqui  a entrevista que o fotógrafo Alexandre Belém publicou em seu blog Olha, vê. Mais que um bate papo, é uma verdadeira aula técnica de fotojornalismo. Parabéns à Folha, ao Caio e ao Belém!

Fonte:
Folha de S.Paulo
Caio Guatelli
Olha, Vê – Alexandre Belém
Claudio Edinger
Canon TS-E 45mm f/2.8 Tilt-Shift – The Digital Picture

 

About these ads
Tagged with:

One Response

Subscribe to comments with RSS.

  1. rafael said, on 02/02/2009 at 16:11

    muito bom! curti muito o blog parabens


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: